segunda-feira, 5 de abril de 2010

8 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCER

Por Lisiane Saueressig
Assintente Social da AAPECAN

Ainda hoje quando falamos em câncer, nos deparamos com muitos mitos que impedem as pessoas de falar abertamente sobre o assunto, e por isso, ter informações é muito importante. É isso que todos devemos fazer buscar informações, ler sobre o tema, saber as causas e as formas de evitar o câncer e assim, adotarmos um estilo de vida saudável e de mínimos riscos de adquirir a doença.
Devemos estar atentos, pois os dados mostram que o impacto global do câncer mais que dobrou em 30 anos. E no Brasil, o câncer é a terceira causa de morte e estima-se que a cada ano, oito milhões de pessoas pelo mundo recebam o diagnóstico da doença. Ou seja, uma em cada três mulheres e um em cada dois homens tem, teve ou terá câncer. Porém, atualmente se obtém taxas de cura próximas dos 80% nos maiores centros, muito além do que se conseguia há 20 anos.
Dessa forma podemos dizer que o menor caminho para a cura é o diagnóstico precoce e o melhor remédio para o câncer é a prevenção. O diagnóstico precoce além de aumentar as chances de cura, também propiciar tratamentos mais conservadores, menos mutiladores. Ou seja, quanto mais cedo o tumor for identificado, menor será seu grau de invasão. Se o câncer for detectado no início, é mais provável que ele ainda não tenha atingido outras regiões e que o órgão ainda não esteja totalmente comprometido.
Podemos dizer que as causa do aumento dos casos de câncer são os maus hábitos da população, como exposição solar (95% dos casos de câncer de pele), tabagismo (95% dos casos de câncer de pulmão), alcoolismo (câncer de esôfago), alimentação inadequada (cânceres de intestino e estômago), entre outros. “É por isso que nessas datas a AAPECAN está fazendo frentes de ação com o intuito de transformar as informações sobre prevenção em mudanças de atitude e comportamento”, afirma Lisiane. Isso é feito por meio de panfletagens e palestras, cujo objetivo é promover a conscientização de toda a população e em conseqüência a melhoria na qualidade de vida.
É muito importante ressaltar que, para combater o câncer, é indispensável o empenho de toda a população. “Nenhum programa vai fazer o que você pode fazer por si mesmo. Portanto, eu conselho que todos devem mudar seus comportamentos, se possível se proteger evitando o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, seguindo uma dieta natural e balanceada, praticando exercícios físicos moderadamente e evitando se expor ao sol sem proteção. Se mudarmos nossos pequenos hábitos eles irão refletir em uma melhor qualidade de vida”, alerta Lisiane.
Para as mulheres as dicas são realizar o auto-exame das mamas todos os meses e observar a existência de pequenos nódulos ou caroços. A partir dos trinta e cinco anos também é conveniente que se submetam a exames de mamografia regularmente. Além disso, devem fazer anualmente o exame preventivo do colo do útero, conhecido como Papanicolau.
Para os homens, além do auto-exame dos testículos devem, a partir dos cinqüenta anos, procurar o médico regularmente para o exame de toque retal, preventivo do câncer de próstata. Além disso, é importante que todos solicitem anualmente exames de sangue, fezes e urina. São cuidados simples que podem fazer uma grande diferença.
Enfim, o 'Dia Mundial de Combate ao Câncer' deve, por certo, ser todos os dias. Nossa saúde necessita ser cuidada e celebrada sempre! Nosso corpo é um 'templo' que devemos respeitar e dignificar, oferecendo coisas boas, agradáveis e saudáveis.

O que é a AAPECAN?

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos. Que tem a missão de atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano/emocional bem como financeiro/material, à pessoa com câncer, que se encontra em situação de Vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a este usuário e seus familiares.

Onde localiza-se a AAPECAN:
Rua Antônio Lozza, 46.
Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Para Maiores Informações Ligue: 3025 9400
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feiras das 8hs às 12hs e das 13hs as 17hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário