domingo, 7 de março de 2010

UNIDADE SANITÁRIA RUBEN NOAL

Ao me dirigir mais uma vez a esta estimada comunidade da Tancredo Neves, o faço com o mesmo entusiasmo e satisfação da primeira vez, o que muda apenas, são os fatos que nos colocam em evidência, mas que ao invés do que nos abater, nos renovam o animo, na luta por dias melhores.

Vivemos um momento atípico na saúde da zona oeste, por conta da necessidade do fechamento da Unidade Sanitária Ruben Noal para se adequar as exigências da lei, uma vez que estavamos, devido a grande demanda funcionando como prontoatendimento, sem as condições básicas para tal, e atendíamos muitas vezes na base do improviso, sem sala de urgência/emergência, sem cardioversor (equipamento que emite descarga elétrica, em caso de parada cardíaca), entre outros equipamentos indispensáveis a um socorro eficaz. Também a reforma se da, por conta da ação das intempéries, pois tínhamos infiltrações, com consequentes inundações em muitas salas de atendimento, pisos se soltando, azulejos caindo, entre outras deformações, que além de comprometer o atendimento, davam um mau aspecto a Unidade. Embasado em tudo isto, o Ministério Público várias vezes nos notificou das irregularidades, e determinou o fechamento para reformas. Me foi determinado locar imóvel que abrigasse a Unidade Básica, uma vez que o prontoatendimento durante a reforma deixaria de existir. De longe eu sei, de que o local não era, e não é o ideal, mas fazer o que? O que você faria, caso estivesse no meu lugar? Tinha uma ordem judicial a cumprir, o tempo se esgotando, e caso nada fizesse, o fechamento aconteceria, e a comunidade ficaria orfã dos serviços de saúde, ainda que precários, e teria de se socorrer da Unidade Floriano Rocha na Santa Marta, e do PA do Patronato, e foi para livrá-los disto que a administração municipal, secretaria da saúde e esta coordenação fizeram a opção que hoje se apresenta. Entendemos a insatisfação da comunidade, mas é necessário entender, e difundir, que todo este revés, vem para algo melhor, para um atendimento a altura de que esta comunidade é merecedora.
Por derradeiro, quero informar que estamos com dois novos locais em vista, visando adequar a Unidade ao mínimo de conforto para os profissionais e a comunidade. Concluo dizendo que só erra, quem faz, ou pelo menos tenta fazer, os outros, os outros são meros oportunistas que na mínima possibilidade valem-se dos momentos para se promoverem. Sempre ao inteiro dispor desta comunidade, despeço-me com um grande abraço a todos, e até uma próxima oportunidade.
NB: Por conta de boatos que circulam, de que a reforma no PA da T.Neves, o transformará num mini hospital, esclareço que: “Tal comentário é falso, sem consistência nenhuma, e em momento algum isto partiu quer da administração municipal, quer da secretaria de saúde, e muito menos desta coordenação. A REFORMA SERÁ INTERNA, A VERBA DISPONÍVEL NÃO PERMITE QUAISQUER TIPOS DE AUMENTO NO ESPAÇO FÍSICO (É EXCLUSIVA PARA REFORMA)

CIRO ANTONIO SARAIVA
Coordenador Administrativo US Ruben Noal

Nenhum comentário:

Postar um comentário