quinta-feira, 4 de março de 2010

Posto de Saúde em Debate


No dia 29 de janeiro a associação comunitária realizou uma reunião de esclarecimentos aos moradores sobre o fechamento do Posto de Saúde. Estavam presentes alem de representantes da área da saúde do municipio, lideranças comunitárias da região oeste.

O Secretario da Saúde, senhor José Farret, informou que o posto permanecerá fechado 06 meses para execução da reforma e que durante este período o atendimento seria transferido para uma residência na quadra 62. Sendo que o atendimento “básico” seria realizado das 07:00 às 19:00, permanecendo no local, após este horário, uma ambulância para encaminhar os casos de urgência para PAM.
A senhora Larissa propôs a criação de uma comissão de comunitaristas da região oeste para acompanhar e avaliar o andamento do posto temporário. “Nós como usuários temos o direito e o dever de informar o que ocorre”. estaremos alerta para que não sejamos ignorados e desrespeitados como o conselho municipal de saúde, pois a saúde é um direito de todos”, desabafou Larissa.

Outros assuntos também foram abordados com relação a reforma: tais como a previsão de atraso das obras, que poderá chegar a outros 6 meses.
Alguns moradores aproveitaram a oportunidade para relatarem casos de mal atendimento, principalmente por servidores da recepção.
A reunião fora muito importante para que o secretario pudesse avaliar a forma de como se daria esses 6 meses de reforma e para que a comunidade pudesse ser esclarecida de suas duvidas.
Em um ponto todos concordaram, de que ao atendimento do posto sempre apresentou deficiências, mas problema maior seria deixar o “posto temporário” sem a presença de um médico, após as 19:00 horas, pois é o médico que diz o que é emergência e o que não é. Fora então acertado que um médico permaneceria no local.
Oocorre que o médico recentemente escolhido, após tomar conhecimento do local recusou-se, tendo em vista a precariedade das instalações. Com isso a comunidade usuária do posto fica a mercê da sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário